domingo, 28 de agosto de 2011

“Quem não pode com mandinga não carrega Patuá”


Existe uma ligeira confusão de que a palavra Mandiga trata-se de feitiço, o porquê desta confusão, é em virtude da seguinte e celebre frase: “quem não pode com Mandinga Não carrega Patuá”.

Sabe como surgiu, de onde veio, e porque se usa essa frase famosa no meio do povo de santo?

O que é mandinga? 
Povo de uma tribo na costa africana onde hoje é a Etiópia.

Então vamos lá, no tempo da escravidão uma variedade de escravos de etnias diferentes foram trazidos ao nosso continente entre eles “Os mandingas”, quem eram negros do continente Africano no lado oriental da áfrica.
Estes negros tinham como religião a mulçumana, que se baseia no alcorão, eram instruídos e sabiam ler e escrever na língua arábica e cumpriam a risca os mandamentos do alcorão: rezar virado pra Meca 6 VS ao dia, etc… também eram submissos aos seus patrões, pois entediam que deveriam cumprir o destino a eles destinado por Alá… assim ganhavam a confiança dos feitores das fazendas e tinham mais liberdades que os outros escravos e eram sempre galgados ao posto de Capitão do mato, posto este que lhe davam o direito de caçar negros fujões.
Estes “Mandingas” carregam uma pequena bolsa de pano pendurado ao pescoço que davam o nome de “Patuá”, e dentro dessa pequena bolsa havia uma página do alcorão , para que o mesmo pudesse fazer a oração diária… os negros observam que quando fugia um “Mandiga” e era encontrado por um capitão do mato também “Mandiga” nada acontecia com o mesmo, então esses negros passaram a fazer um pequeno saco igual aos dos mandigas e carregarem ao pescoço e quando fugiam imaginavam eles que nada lhes aconteceria, mas ledo engano… um mandiga quando encontrava outro abria o saco retirava a folha do Alcorão e lia o texto , ai o bicho pegava… os outros negros não sabiam ler e colocavam dentro do patuá uma folha de papel qualquer, o Mandinga se revoltava e irado com o ocorrido não contava tempo matava o negro Fujão… daí advêm a celebre frase acima “quem não pode com mandinga não carrega patuá”

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O QUE TEM A BIBLIA OU JESUS HAVER COM O PRECONCEITO?


Como muitas pessoas conseguem hoje em dia interpretar a bíblia de forma que seja favorável a seu modo de vida, seria hoje a bíblia um livro como bussola para que cada ser humano se oriente na medida de seus valores e conceitos, onde em vez de ser um livro que une e da vida , traz guerra e indiferença. As lésbicas e os gays enfrentam a discriminação por parte das atitudes sociais. Desafortunadamente, tais atitudes são ensinadas com freqüência nas igrejas e, tristemente, a Bíblia é utilizada como arma para “atacar” as lésbicas e os gays. É importante recordar que tais coisas, dolorosas como são, não refletem a Jesus Cristo ou a maneira que Deus deseja que a Igreja seja, nem sequer reflete o que realmente diz a Bíblia.
      Só uma pequena quantidade de passagens em toda a Bíblia faz referencia a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo (seis, dos sessenta e seis livros de toda a Bíblia). Obviamente, este tema não era de grande preocupação para os escritores bíblicos. E sem dúvida, esses versículos são utilizados para justificar o ódio, a condenação e a exclusão dos filhos gays e das filhas lésbicas de Deus.
      A palavra “homossexualidade” é um termo moderno, e não existia nos tempos bíblicos. Os escritores bíblicos não tinham conceito algum da orientação sexual ou do desenvolvimento sexual como os entendemos hoje em dia. Portanto, as passagens que fazem referencia à atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo não devem ser vistas como afirmações completas e definitivas a respeito da homossexualidade, e sim que, em vez disso, é preciso vê-las no contexto do que esse mundo antigo que produziu a Bíblia, entendia sobre a atividade sexual.


Pastor Celio de Camargo


ICM IGREJAS DA COMUNIDADE METROPOLITANA MARINGÁ PR

CONTINUA....

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quando Tudo Parece Perdido: Tenha Fé

È isso ai minha gente, não poderia de postar minhas mensagens, pois vejo que às vezes ou sempre é preciso desabafar.
Tenho visto muitas pessoas que se lamentam, às vezes por coisas banais, mais já pararam para pensar que você também se lamenta por coisas banais, por isso que quando uma pessoa vem ate mim, e conta seus problemas procuro as ouvir, pois é o que as pessoas buscam (serem ouvidas). Tem gente que acha que quando alguém as procura é por você é o "GURU”. Não! Simplesmente  é que querem ser ouvidas, e o que é mais difícil de achar hoje em dia são bons ouvintes, pois a necessidade do ser humano em ser ouvido é maior que ouvir.
Bom retornando ao que interessa,  os relatos do sofrimento dos outros muitas vezes pode ser banais para mim, para você, mais para a pessoa que está passando por aquilo, é muito serio, pois os sofrimentos nos segam e impedem que vejamos o obvio. Segue um conselho:
Respire fundo, mantenha a calma, pense em Deus, reze peça orientação a Ele, peça para guiá-lo em suas decisões, mesmo que você não acredite em Deus. Pois uma coisa é certa e ninguém pode duvidar. Existe um ser superior a todas as coisas existentes.
Em seguida tome um belo banho, pegue um balde com água morna, coloque Três punhados de Sal grosso, pode ser esse de churrasco mesmo. Mexa e jogue do pescoço para baixo.
Se precisar de uma energia mais forte, faça um café bem forte sem açúcar, despeje Quatro copos em um balde com Três litros de água e joguem o banho em você do pescoço para baixo.
E não se esqueça de comentar aqui como você se sentiu depois. Certo? Em Breve continuarei com essa nossa conversa, pois tenho muitas coisas para comentar com vocês e muitas outras simpatias para que você consiga vencer os seus desafios, se quiser saber de mais alguma coisa ou simplesmente ser ouvido, mande um comentário que estarei respondendo a você, ok! Beijo a todos e muito, mais muito axé para você.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Banho de sedução ( pomba gira Cartas de Ouro)


7 cravos da índia
7 pedaços de canela em pau
1 maçã cortada em 7 pedaços
7 punhados de açúcar
7 gotas de mel
7 gotas bem caprichada de perfume feminino
7 doses de champanhe ( o resto oferece para a pomba gira de sua preferência)
7 rosas vermelhas

Em um litro de agua em forno brando, despeje os cravos, as canelas, os pedaços de maçã, o açúcar, o mel, deixe ferventar, não precisa ferventar muito.
Depois despeje tudo em um recipiente para o banho (balde, bacia ou banheira), acrescente as gotas de perfume bem caprichada, as doses de champanhe, e as pétalas de rosas.
Mistura com as mãos sempre pedindo ou pensando no seu objetivo, acrescente mais agua, que dê para jogar do pescoço para baixo, no caso da banheira o tanto que dê para cobrir o seu corpo.

Se possível tome este banho em noite de lua cheia ou nova, ao clarão da lua, pedindo para que este banho te torne tão bela (o), quanto a lua cheia ou nova.

Jogue o que sobrou do banho em um belo jardim, pedindo para que seja transferido para você a beleza e a atração das flores.

Lembrando: Não esqueça de tomar um banho normal antes.

Querida (o), o seu poder de sedução será fatal. Este banho é pra ser tomado antes de sair a caça. ok!

De Cartas de Ouro.

Egito-A Terra dos Deuses




A sociedade do Egito antigo atribuía a condição de deuses e deusas às forças da natureza ( Sol, o céu, a terra e o rio Nilo).
Algumas divindades eram cultuadas apenas numa região, outras veneradas por todo o Egito.
As crenças religiosas estavam na base de manifestações culturais como a arte, a medicina, a astronomia, entre outros.
Existiam dois tipos de religiões: a Politeísta ( adoração de vários deuses) e antropozoomórfica ( divindades representadas por seres híbridas, com uma parte humana e outra animal).

Os Principais Deuses do Antigo Egito:
Atum – Criador do Universo. Fonte suprema do poder faraônico, Atum usa as coroas combinadas do Alto e Baixo Egito.
Re – O Todo- Poderoso e invencível Deus- Sol.
Hórus – Deus do firmamento. É representado como um falcão e governa o ar. Seu olho direito é o sol e o esquerdo a lua.Foto- Este amuleto mostra o olho de Hórus protegido pela cobra real do Baixo Egito e pelo abutre do Alto Egito.
Nut- Deusa do céu. Seu principal papel era receber e proteger os mortos.
Geb – Irmão gêmeo de Nut era o Deus Terra, considerado um Deus da fertilidade, que nutria todas as criaturas.
Amon – Deus do vento. Criou o céu e a terra somente com o pensamento.
Hathor – Deusa protetora das mulheres, do parto e dos mortos. Em geral era representada pela forma de uma vaca.
Bastet – Deusa do prazer e da alegria, ,além de símbolo do amor sexual. A deusa- gata era acessível e meiga e adorava música e dança.
Bes – Protetor das residências por causa da sua feiúra. Acreditava-se que ele espantava os maus espíritos.
Ptah – Escultor do mundo. Depois de criar seu próprio corpo, criou todos os seres vivos.
Maat – Deusa da verdade e da justiça. Responsável pela manutenção da ordem da terra e do céu.
Thot – Deus do conhecimento e da sabedoria. Pode ser considerado o responsável pela invenção da escrita hieroglífica.
Ísis – Deusa da Magia. Era a personificação as esposa fiel e mãe adorável. Introduziu o casamento e ensinou as pessoas a fazer pão, fiar, tecer e curar as doenças.
Seth – Divindade do mal que representa as forças do caos. Personifica a fúria, a violência, o crime e a destruição.

 
Fonte: histemoda.blogspot.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Oxossi: O Senhor dos Caçadores e da Fartura






No grupo Òdé - caçadores - sobressai Oxóssi , está ligado à terra virgem.



Possui muita importância em Kétu, torna-se Alákétu (Rei do Kétu). É àxèxè (princípio dos princípios) dos descendentes de Kétu.

Os Oge (chifres de touro) fazem a comunicação entre o Aiyé e Orún, chamados de: Olugboohun - o senhor escuta a minha voz.

Ìrùkèrè (Èrùkèrè) - espécie de cetro feitos com pelos do rabo de touro, presos em um couro duro, constituindo um cabo, e revestido com um couro fino, ornado com contas e cauris (búzios). É um dos principais instrumentos dos caçadores e detém poderes sobrenaturais. Na África nem um caçador, se aventuraria, a ir à floresta sem seu ìrùkèrè. É preparado com pós e remédios de diversos tipos, assim como folhas e fragmentos triturados dos animais sacrificados. Antes de serem presas, as raízes dos pelos devem durante algum tempo, ficar imerso num pote com uma combinação de elementos que constituem um axé especial, que lhe conferirá suas atribuições necessárias.
 

Não é apenas mais um emblema, tem o poder de manejar e controlar todo tipo de espíritos da floresta.
Os pelos do rabo - parte posterior (poente) - representam os ancestrais, espíritos de animais e de todo tipo de espírito da floresta.

Deus da caça, ligado às matas, irmão mais novo de Ogun, Odé é também parte dos orixás masculinos cujos princípios também são feitos de ferro. Alegre, jovial, expansivo e irrequieto, tem enorme popularidade na Bahia onde também é conhecido pelo nome de Oxóssi (Òxòósi).

Na África teria sido o irmão caçula ou filho de Ogun, com importância, como protetor dos caçadores; na medicina, pois os caçadores passam grande parte de tempo em contato com Ossaniyn na floresta, divindade das folhas terapêuticas e litúrgicas, e, aprendem com ele parte do seu poder; na ordem social, pois em suas caças e expedições, descobre lugar favorável à instalação de uma nova roça ou de um vilarejo, tonando-se assim o primeiro ocupante do lugar e senhor da terra onílè, com autoridade sobre os habitantes que venham a se instalar posteriormente; de ordem administrativa e policial, pois antigamente os caçadores odé, eram os únicos a possuir armas nos vilarejos, servindo também de guardas-noturnos òxó.

O culto de Oxóssi encontra-se quase extinto na África mas bastante difundido no Novo mundo, tanto em Cuba como no Brasil, pois seus iniciados foram vendidos como escravos para esses países; Eles trouxeram consigo o conhecimento do ritual. Suas cores são azul e o azul esverdeado, seu símbolo, o ofá, um arco e flecha em ferro forjado (hoje, outros metais) e o erukere , insígnia de dignidade dos reis da África e que lembra ele ter sido rei de Kêtú..



 

DADOS PESSOAIS SOBRE O ORIXÁ

Nome: Osòósí
Filiação: Osalá e Iyemonjá
Dia da semana: Quinta-Feira
Data: 20 de Janeiro
Cor: Azul Turquesa
Folhas: Apaoká- Caki-Kakica- Alekessi
Frutas: melão, maçã, banana, pêra, uva, ameixa.
Símbolo: o ofá (arco e flecha), ogê (um tipo de chifre de boi que é usado para emitir um som chamado Olugboohun - cuja tradução é “O Senhor escuta minha voz”), o Iru Kere (cetro com rabo de cavalo, boi ou búfalo, que ele usa para manejar os espíritos da floresta
Oferenda: axoxô (milho cozido com coco)
Sincretismo: São Sebastião
Partes do corpo: antebraço, braço, cabelo do corpo e pulmão, todo o rosto, o baixo ventre, o baço, às vezes o coração; couro cabeludo.
Saudação: Oke Aro
Toque: Agueré
Elemento: terra e Ar
Atividade: caça