sexta-feira, 30 de março de 2012

Ossaniyn O Senhor das Folhas



É a divindade das folhas medicinais e litúrgicas.


A sua importância é fundamental, pois nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, sendo ele o detentor do axé - o poder - imprescindível até mesmo aos próprios deuses.
As folhas nascidas das árvores e as plantas constituem uma emanação direta do poder sobrenatural da terra fertilizada pela chuva (água-sêmem) e, com esse poder, a ação das folhas podem ser múltiplos, para diversos fins.
As folhas como as escamas e penas, são e representam o procriado. Elas representam o "sangue-preto", axé do culto.

Ossaniyn possui um poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso. O Eye é um pássaro que o representa, o Igbá Ossaniyn é seu emblema, confeccionado com ferro, e simboliza uma árvore de sete ramos com um pássaro em sua haste central, o ferro reforça a ligação com o axé do preto mineral, e o pássaro é a relação folha-pena e elemento procriado. Nada se faz no candomblé sem este orixá, as folhas sagradas, para tudo se usa, na iniciação há um borí específico para Ossaniyn, a cabeça do neófito é lavada com um líquido composto de folhas associadas a diversos orixás, mas dependentes, em última instância, para seu efeito, da colaboração de Ossaniyn. Há um encarregado de recolher as folhas frescas no mato e prepará-las, é chamado olósàyin.
 

Uma lenda explica a divisão das suas folhas com os outros orixás:
" Ossaniyn havia recebido de Olodumaré o segredo das ervas. Estas eram de sua propriedade e ele não as dava a ninguém, até o dia em que Xangô se queixou à sua mulher, Oyá , senhora dos ventos, de que somente Ossaniyn conhecia o segredo de cada uma dessas folhas e que os outros orixás estavam no mundo sem possuir nenhuma planta. Oyá levantou as saias e agitou-as impetuosamente. Um vento violento começou a soprar. Ossaniyn guardava o segredo das ervas numa cabaça pendurada num galho de árvore. Quando viu o que vento havia soltado a cabaça, e , que esta tinha se quebrado ao bater no chão, ele gritou 'Ewé O! Ewé O!' - 'Oh! As folhas! Oh! As folhas! -, mas não pode impedir que os orixás as pegassem e as repartissem entre si."

A colheita das folhas deve ser feita com extremo cuidado, para não destruir a árvore que as dá, e que possam se renovar, seguindo um preceito próprio, para entrar no seu reino, fazer a colheita e prepará-las. Ossaniyn vive na floresta, em companhia de Àrònì, um anãozinho, que tem uma única perna, e fuma um cachimbo feito de casca de caracol. Por causa dessa união com Àrònì, Ossaniyn é saudado "Holá!" - proprietário de uma única perna que como o proprietário de duas pernas! - alusão às oferendas de galos e pombos que possuem duas patas, feitas a Ossaniyn Àrònì que possui apenas uma perna; razão pela qual no ato se "cravejar" tira-se apenas, uma perna do animal.







DADOS PESSOAIS SOBRE O ORIXÁ

Nome: Ossaniyn
Filiação: Osalá e Nanã
Dia da semana: Quinta-Feira
Cor: Verde e Branco
Folhas: todas as folhas
Símbolo: Haste com sete lanças com um pássaro na ponta.
Domínio: a vegetação em geral
Oferenda: Farofa de mel com fumo de rolo e Milho de Galinha cozido refogado no dende
Sincretismo: São Benedito
Partes do corpo: Pernas e Olhos
Saudação: Ewo oh
Toque: Korin Ewe
Elemento: terra e Ar

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Biblia e o Misticismo- A necromante, Samuel e Saul (agora em video)

Fiquei preocupado...de como a record iria mostrar essa passagem. Ainda bem que eles foram fiéis a realidade, ficou muito bom...Parabéns record! por não buscar apenas seus interesses, e sim mostrou  a verdade, a necromância só era probida na cultura deles, não para toda humanidade, e como diz a biblia e mostra o video, foi o proprio Samuel quem falou com Saul. Não foi diabo ou coisa parecida como se pregam por ai..quando Deus impôs esta proibição ao seu povo foi para testar sua fidelidade, á um unico deus, e não para punir os demais. Bom queridos! está ai republicação deste post, releiam, assistam e meditem bem! abraços a todos.
Para quem acredita na Bíblia...

Quero deixar claro a todos que condenam a pratica da feitiçaria, do misticismo, de "receber" espíritos.

A própria bíblia relata uma passagem que deixa bem claro isso:

1samuel 28. ( pra quem quiser conferir)
"E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.
Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
Então Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso.
A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.
Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?
Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi.
Como tu não destes ouvidos à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto.
E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus.
“E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.”

Saul o rei que estava perseguindo o necromantes e adivinhos, precisou dos Dons desta mulher para receber conselhos de um profeta.

Então vemos que não era porque ele não se acredita, era simplesmente por questão religiosa.
Muitos dizem que é espírito de "demônio", "Diabo" e etc. que recebem quando praticam o don, é impressionante que a própria bíblia relata claramente que a mulher recebeu o espírito de Samuel e nenhum momento relata que foi um espírito enganador ou coisa parecida. Saul recebeu conselhos do próprio Samuel.


Veja um trecho do que o site das testemunhas de Jeová fala quanto a esse mesmo texto.

"Outro modo de os demônios desencaminhar as pessoas é por incentivá-las a consultar os mortos. Pessoas que choram a perda de um ente querido muitas vezes são enganadas com idéias falsas a respeito dos mortos. Um médium espírita pode dar informações especiais ou falar usando uma voz que pareça ser a de um falecido. Com isso, muitos se convencem de que os mortos estão de fato vivos e que contatá-los ajudará os vivos a suportar a tristeza. Mas qualquer “consolo” desse tipo é realmente falso, além de perigoso. Por quê? Porque os demônios podem imitar a voz de uma pessoa morta e dar a um médium espírita informações a respeito dela. (1 Samuel 28:3-19) "

Olhem que absurdo! Com certeza esse ser que escreveu isto não leu esse capitulo da bíblia.
"Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?..."

Mas, para quem tiver dúvidas ainda, apresentamos em seguida o texto no original em hebraico e na tradução para grego da Septuaginta com interlinear em português:



Em seguida, todos os versículos que tratam do ser que apareceu o chamam de Samuel: v. 15 - “Samuel disse a Saul...”
v.16 - “Então disse Samuel...”
v. 20 - “... Saul ... foi tomado por grande medo por causa das palavras de Samuel...”
Vejamos o texto do início de 1 Samuel 28:15 no original em hebraico e na tradução para grego da Septuaginta com interlinear em português:


Se a mulher estivesse com algum espírito do mal, a bíblia narraria o seguinte: "ENTAO DISSE O ESPIRITO POSSESIVO QUE ESTAVA NA MULHER:"  mais não. A bíblia é bem clara quando diz que quem estava ali conversando com o Saul era o próprio Samuel.  
Nas Sagradas Escrituras, quando um profeta falso ou espírito maligno ou enganador está atuando, são reveladas eventualmente quem aquele espírito representava (Juízes 9:23; 1 Reis 13:18; 22:22-23; 2 Crôn. 18:21-22). Observamos que no caso do evento relatado em 1 Samuel 28 a Bíblia nunca chama aquele que apareceu de um “espírito enganador” ou um “demônio mentiroso”. De fato, a Bíblia sempre chama aquele que apareceu de Samuel.


Temos que para de julgar os outros por questões religiosas, pois por causa disto tivemos um acontecimento trágico no rio de Janeiro com um "simpatizante do islamismo".

Não se deixem enganar por esse tipo de filosofia barata, contestem, pesquisem, procurem saber a verdade das coisas, pois só assim sairemos da ignorância dos que tentam nos fazer acreditar nestas mentiras.
Deus é muito mais do que pensamos, falamos ou sentimos, Ele é muito alem do que relata a própria bíblia.
Amar ao próximo como a ti mesmo... É principalmente respeitar as pessoas.

Até mais...