sábado, 25 de fevereiro de 2012

A LÍNGUA E SEU PODER DE DESTRUIÇÃO

Cada dia que passa pessoas tem sofrido ou passado por problemas terríveis em conseqüência da língua de outros ou da própria.
As pessoas adquiriram com o passar do tempo o costume de usar ela para destruir alguém. como? Falando algo ou alguma coisa que venha somente a machucar seu semelhante, e isso tudo ocorre por inveja ou pela natureza má que existe dentro dela.
Por volta do ano 2000 antes de Cristo, um mercador grego, rico, queria dar um banquete com comidas especiais. Chamou seu escravo, Esopo, e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria. O escravo voltou com um belo prato, coberto com um fino pano. O mercador removeu o pano e assustado disse:
- Língua? Este é o prato mais delicioso?
Esopo, sem levantar a cabeça, respondeu:
- A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que você pede água, diz "mamãe", faz amizades, conhece pessoas, distribui seus bens, perdoa; com a língua você conquista, reúne as pessoas; é com ela que você se comunica, diz "meu Deus", reza, canta, conta histórias, guarda a memória do passado, faz negócios; é com ela que você diz "eu te amo".
O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria do seu escravo e o enviou novamente ao mercado, ordenando-lhe que trouxesse o pior dos alimentos. Voltou Esopo com um lindo prato, coberto de fino tecido, que o mercador retirou, ansioso, para conhecer o alimento mais repugnante.
- Língua, outra vez! Diz o mercador, espantado.
- Sim, língua, diz o escravo, agora mais altivo. É a língua que condena, separa, provoca intrigas e ciúmes, é com ela que você blasfema, manda para o inferno, prepara o mal para o outro; a língua expulsa isola; com ela você diz "demônio", engana o irmão, responde para a mãe, xinga o pai, a língua declara guerra, destrói civilizações; é com ela que você pronuncia a condenação à morte.
Não há nada pior que a língua, não há nada melhor que a língua. Uma faca é uma faca; se ela serve para partir o alimento ou para matar, depende do isso que se faz dela.
Com a língua é assim também.
A língua tem o poder de incendiar uma floresta já dizia Tiago quando fez esse registro no novo testamento em Tiago capitulo 3 versículos 1 a 10:
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim.”
Tiago expressa muito bem neste texto: “o poder de uma língua destrutiva”. Será que não está na hora de revermos este conceito em nossas vidas? Falamos de tantas coisas, menos de refrear a própria língua.
E o que mais vemos em sites de relacionamentos é sempre pessoas alfinetando outras, dando indiretas ou até mesmo falando mal uma das outras, o impressionante é que mais adiante desta mesma pagina de relacionamento vemos que, esta mesma pessoa está falando de Deus que Ele é amor e coisa e tal.
Pergunto: porque estas pessoas que falam tanto de religião, brigam por elas, e não conseguem domar a própria língua. Como Tiago diz, como pode da mesma fonte jorrar aguá amarga e doce? Vamos refletir!
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião é vã.
Vale lembrar que a língua tem o poder de uma espada, poder ferir e matar.
Lembro-me de quando tinha meus 10 anos. Morava numa pequena cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, e estava brincando na rua quando em uma ladeira vejo uma mulher grávida correndo desesperado pedindo socorro, e logo atrás vinha correndo um homem com uma faca de 14 polegadas tentando alcançá-la.
Não sei explicar o que me passou pela cabeça naquele momento, saí correndo desesperado para ajudar tal mulher. Quando cheguei ao bar que a mulher tinha entrado o homem já havia saído em fuga encontrei a mulher estendida no chão com varias facadas na barriga, já não conseguia pedir ajuda, pois assim como da sua barriga o sua boca jorrava sangue.
Comecei a gritar desesperadamente pedindo ajuda e chamando todos que estavam ali de “covardes”, por não terem ajudado a mulher. Essa passagem da minha vida ficou marcada até hoje, mais tarde fiquei sabendo que ela fora vitima de fofoca mentirosa, uma mulher interessada em seu marido tinha dito que o filho que ela esperava não era dele e que ela estava na casa do amante. Tudo uma mentira, pois a moça só tinha ido à casa de sua mãe.
Ainda bem que existe a lei do retorno, pois esta mesma mulher que fez tal fofoca acabou só, sem ninguém, e o pior as pessoas se revoltaram contra ela.
Por isso meus queridos, peço encarecidamente, vamos viver cada um sua vida. Vou deixar para vocês uma charge, para que possam refletir.
Se o que você vai falar de outra pessoa, não é verdade, não é bom e não é util, para que você vai contar?
PENSE SOBRE ISSO ANTES DE FALAR DE ALGUEM PARA OUTRA PESSOA.

Nenhum comentário: