domingo, 24 de abril de 2011

Festa da lavagem das escadarias ( EPTV Campinas)

Com lavanda, pétalas e cantos, fiéis realizaram a cerimônia na Catedral Metropolitana, no Centro

23/04/2011 - 15:53
Da redação
Alterar o tamanho da letra A+A-


















Mais de 200 pessoas (os que participaram muitas pesssoas estavam no local para assistir)acompanharam a lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, na praça José Bonifácio, no Centro, neste sábado (23). Fiéis com vasos de flores nas mãos e cantos do candomblé fizeram a celebração religiosa e utilizaram mais de 200 litros de lavanda no local.
A concentração dos participantes ocorreu pela manhã na Estação Cultura, que contou com a participação de grupos de várias cidades da região e de diferentes religiões afrodescendentes. Mulheres vestidas de branco esfregaram as escadarias, enquanto outros integrantes jogavam água como símbolo de purificar e afastar as coisas ruins. Baianas e crianças também acompanharam com danças e cantos.
Parte do calendário oficial da cidade, a 26ª edição da lavagem foi preparada com muitas pétalas, lavanda, água de cheiro e as pessoas fazem questão de tomar este banho. Veja galeria de fotos.
Na programação que se estende até as 17h, integrantes de 20 grupos culturais vão apresentar variadas linguagens artísticas como Jongo, Congada, Folia de Reis, Catira, Dança Afro, Capoeira, Hip Hop, Rap, entre outros.

Link:http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,345936,Festa+da+lavagem+das+escadarias+reune+200+pessoas+veja+fotos.aspx

Nenhum comentário: