domingo, 8 de maio de 2011

Vamos macumbá...Macumba é a dança com tambores

Verdade, a macumba nada mais é do que a dança com tambores, neste dia 7 de maio estive no barracão de candomblé nação  angola é maravilhoso ver as pessoas dançando e se divertindo ao toque dos tambores, e principalmente quando o orixá desce em terra. Ao usar o filho para se manifestar, solta sua energia com o ritmo dos atabaques.
O velho Kaviungo (Omolun) veio dar o ar de sua graça, abençoando os filhos seus. Como não se emocionar vendo um orixá tão amoroso, passando  distribuindo a unção de cura e amor até mesmo para os que ali estavam na assistência; assistindo tudo com fé, e ansiedade, alegres ao ver e poder presenciar tantas alegrias.
Sim, é maravilhoso ver as pessoas felizes.
Quando a Matamba (Iansã) chegou a alegria tomou conta de todos que ali estavam. Ela pegou na mão de um dos filhos de Zazi (Xangô) e o levantou como Tata (Ogan). Chorei ao ver os olhos do moço que se encheram de emoção. Todos que ali tinham câmera fotográfica ou celular queriam registrar esse momento para eternizá-lo em fotografia ou filmagem.
Dancei muito, até perder o sentido quando o meu Lembá (Oxaguian, Oxalá novo) desceu em terra usando meu corpo, fazendo o encerramento desse culto tão maravilhoso, que nos renova as esperanças desse mundo tão aflito que vivemos. Como uma grande família que somos: Ninguém saiu antes de despedir uns dos outros, pedindo a benção um do outro, onde se é respondido “Deus te Abençoe" em língua orubá.

Mucuiu Mu Zambi.

Nenhum comentário: